quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mia Couto: "A Educação me deu muitos instrumentos importantes"


DEPOIMENTOS

Mia Couto: "A Educação me deu muitos instrumentos importantes"

Além de um dos principais escritores africanos, o moçambicano é biólogo


04/08/2011 17:50 
Educar 
Foto: Mia Couto é filho de portugueses que imigraram para Moçambique
Mia Couto é filho de portugueses que imigraram para Moçambique

A Educação me deu muitos instrumentos importantes, porém precisei me libertar de alguns deles. Para poder crescer, tive de ser capaz de anular algumas coisas.
Portanto, há aqui um processo de aceitar e fazer crescer coisas que a Educação nos ensina, mas também ser capaz de sacudir aquilo que a Educação formata e que não nos ajuda a ser feliz, como, por exemplo, o sentimento de que tudo está certo, de que tudo está estudado, de que não vale a pena duvidar, de que o mais importante é saber dar respostas, quando na verdade o mais importante é saber fazer perguntas, manter um sentimento de inquietação e indisciplina por toda a vida.
Mia Couto nasceu na Beira, em Moçambique, em 1955, e é um dos principais escritores africanos, comparado a Gabriel Garcia Márquez, Guimarães Rosa e Jorge Amado. Seu romance Terra sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX. Além de escritor, é biólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, você é muito bem vindo.
Seu comentário é muito importante e eu irei ler assim que possível.
Obrigada por participar.
Bjsssss,
Leila Cristina