terça-feira, 13 de março de 2012


Coalizão Empresarial restabelecida em preparação para o Rio+20

A coalizão temporária da Ação Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BASD) foi restabelecida para coordenar a participação do setor privado no Rio+20 e melhorar a sua contribuição para mercados sustentáveis e de inclusão.
A iniciativa privada está disposta a empenhar-se para chamar a atenção sobre os compromissos acertados e as conquistas já realizadas. Ao mesmo tempo, a indústria continuará a expandir-se e a aprofundar sua reflexão acerca do Rio+20 em temas chaves da conferência.
Vale lembrar que as empresas já fizeram contribuições significativas e desenvolveram um amplo grupo de ferramentas e aplicações para medir impactos ambientais, sociais e governamentais, além de ajudar a determinar soluções como as seguintes:
1. Princípios voluntários de sustentabilidade baseados em quadros e convenções apoiados por todos os governos, como os do Global Compact das Nações Unidas.
2. A Carta Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara internacional do Comércio (ICC) – que fornece às companhias (grandes e pequenas) a base para uma boa administração ambiental, assim como suas condições sistemáticas para a mudança em busca de uma economia verde.
3. Projetos em longo prazo como o projeto Visão 2050 do Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD).
4. Ações de formação e capacitação para empresas de pequeno e médio porte pela rede World Chambers Federation (WCF) do ICC.
5. Abordagens por setor,por exemplo o compromisso da indústria química com o Responsible Care, a Iniciativa para a Sustentabilidade do Cimento da WBCSD,  a Estrutura de Desenvolvimento Sustentável do Conselho Internacional de Mineração e Metais, a  Parceria para a Redução da Queima Global de Gás (GGFR), a Parceria para Veículos e Combustíveis Limpos (PCFV),  O Tire Industry Project (Projeto das Indústrias de Pneus) do WBCSD, ou os objetivos no âmbito das alterações climáticas da indústria aeronáutica.
Visando o futuro, A BASD entrou com informações para a síntese do relatório de dados do Rio+20 e estabeleceu prioridades importantes para os governos maximizarem a contribuição das empresas, não só no RIO+20, mas também para além dele. Enquanto o Documento Zero do BASD foca-se nos dois temas abordados pelo RIO+20 – Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável erradicação da pobreza e estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável –, em 2012,a coalizão segue botando em discussão um amplo número de experiências e especialidades do setor privado sobre os seguintes tópicos apresentados:
• Acesso à energia
• Segurança dos alimentos e da agricultura
• Ecossistemas e biodiversidade
• Relação do alimento e da água
• Ciência, tecnologias e inovações
• Desenvolvimento social, direitos humanos e as regras do mundo negócios
• Administração de materiais e recursos
• Parcerias que geram mudanças
• Urbanização
• Água em prol da economia verde e diminuição da pobreza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, você é muito bem vindo.
Seu comentário é muito importante e eu irei ler assim que possível.
Obrigada por participar.
Bjsssss,
Leila Cristina