O resultado da COP17, em Durban, mostrou uma realidade clara e evidente sobre os recursos naturais do planeta: os países desenvolvidos ainda não estão dispostos a enfrentar a crise ambiental com a urgência que ela clama, mesmo com os graves efeitos para a humanidade.
Com a escassez de bens naturais, principalmente nas nações ricas, é normal que a população dos países em desenvolvimento, quando pródigos em natureza, sintam-se ameaçados. É o caso do Brasil e da Amazônia. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e abordada em reportagem do Tree Hugger, metade dos brasileiros acredita que, nos próximos 20 anos, haverá ataques estrangeiros à Amazônia.
Adivinha quem serão os autores, para 37% dos cidadãos nacionais, os Estados Unidos. Por outro lado, 32% veem o país de Obama como um aliado.
Uma vez que a população mundial cresce em ritmo acelerado, o consumo é desenfreado e os recursos naturais reduzem consideravelmente, é razoável pensar, segundo o Tree Hugger, que os futuros conflitos aconteçam em função da falta de água ou de combustíveis fósseis. Mais do que nunca, a conservação do meio ambiente não pode esperar.
Autor: Felipe Lobo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, você é muito bem vindo.
Seu comentário é muito importante e eu irei ler assim que possível.
Obrigada por participar.
Bjsssss,
Leila Cristina