segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MATERIAL DA TEIA DE ARANHA SUBSTITUI FIBRA PLÁSTICA


Recentemente, a combinação de força, elasticidade e resiliência do material está sendo testada para a possível aplicação em suturas médicas. A teia mais forte até hoje analisada foi descoberta em 2001 e é feita pela espécie de aranha Darwin, de Madagascar. Para se ter uma ideia, a resistência de sua fibra, a capacidade de retornar à posição inicial após o fim de pressão sobre ele, é dez vezes maior que a do tecido Kevlar, usado em trajes à prova de balas.



Por muitos anos, os cientistas estudaram a possiblidade de criar aranhas em fazendas para explorar a produção de suas teias. Porém, os aracnídeos produzem pouca fibra espontaneamente, e, se mantidos juntos, podem matar uns aos outros.
Seu “concorrente” direto é o bicho da seda, que produz grandes quantidades, mas de uma fibra muito mais frágil. Entra aí a engenharia genética. Segundo divulgado pelo site Ecofriend, uma equipe da Universidade americana de Wyoming, orientada pelo professor Don Jarvis, injetou genes de aranhas em bichos da seda, para criar uma espécie de laboratório que produziria teia em grande quantidade, com a resistência almejada às revolucionárias aplicações.
Outra aplicação visada pelos cientistas é a substituição das fibras de plástico feitas por hidrocarbonetos. O tópico é bastante controverso, mas a inteligência da natureza é incontestável ao criar admiráveis materiais como esse.
Gabriela Machado - Greenstyle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, você é muito bem vindo.
Seu comentário é muito importante e eu irei ler assim que possível.
Obrigada por participar.
Bjsssss,
Leila Cristina