sábado, 7 de janeiro de 2012

Energia solar aumenta em 60% na Alemanha


José Eduardo Mendonça - 06/01/2012 às 10:34

Setor ignora cortes de subsídios
A geração de energia solar cresceu 60% na Alemanha em 2011, apesar de cortes em subsídios ao setor. A produção chegou aos 18 bilhões de kilowatts/hora. Os dados são da Associação da Indústria Solar da Alemanha (BSW-Solar). A entidade afirma que a produção é equivalente a todo o consumo de eletricidade do estado alemão da Turingia, e poderia teoricamente fornecer energia limpa para 5.1 milhão de lares durante todo o ano.
“A energia solar se tornou um ingrediente indispensável para o sucesso da transformação energética,”disse Carsten Körnig, CEO da BSW-Solar, acrescentando que o crescimento da demanda foi motivado por aumentos nos preços de petróleo e gás e pela queda dos custos da tecnologia solar.
A rápida expansão das novas instalações solares continuou, apesar de medidas governamentais de corte dos incentivos. Um corte adicional de 15% passou a valer a partir de primeiro de janeiro, em resposta à queda continuada da redução dos preços dos equipamentos.
Os preços de painéis solares na Alemanha cairam cerca de 50% desde 2007, e de acordo com Körnig,  o setor continua com seu compromisso de baixar os custos até que os incentivos não sejam mais necessários
A BSW-Solar disse que o setor solar no país prosperou também como resultou de um ambiente de políticas estáveis. Outro corte de 9% nos subsídios será feito em meados deste ano. Körnig pediu que o governo não deixe de cumprir seu cronograma e permita que as empresas se beneficiem de “condições políticas confiáveis,”
“Isto é indispensável para a expansão continuada de fontes de energia renovável e para manter o clima atrativo de investimentos na Alemanha”, disse ele, de acordo com o Business Green . “É o único modo de a Alemanha continuar a ter sucesso em mercados agora altamente competitivos.”
Foto: © Bundesverband Solarwirtschaft (BSW-Solar) e.V.

Eu fico pensando como na Alemanha que não tem a incidência de raios solares que temos no  Brasil este método funciona tão bem e aqui parece que ninguém se preocupa. Será que estou errada ou enganada???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, você é muito bem vindo.
Seu comentário é muito importante e eu irei ler assim que possível.
Obrigada por participar.
Bjsssss,
Leila Cristina